na gergelim

Funcionalidade e nutrição.
É um excelente coadjuvante na perda de peso. Rico em vitaminas, principalmente do complexo B e vitamina A, minerais como fósforo, ferro, magnésio, selênio, zinco e manganês. Estudos indicam que o gergelim atua como ativador do reflexo cerebral e fortalecedor da pele.
PODEROSO GERGELIM
As pequeninas e saborosas sementes são um excelente coadjuvante na perda de peso. De quebra, ainda contribuem para uma dieta saudável e equilibrada. As sementinhas, que há séculos são consumidas no Oriente, vêm ganhando status de alimento pra lá de saudável por causa de uma combinação eficiente: funcionalidade e nutrição, características que o colocam como um poderoso aliado aos benefícios da saúde, tanto para quem quer manter a forma física quanto para os que desejam um cardápio equilibrado. O gergelim também funciona como complemento nutricional para quem sofre sobrecarga física, tem problema de sistema nervoso, alteração cardiovascular ou em casos de disfunção erétil. A presença de cálcio em sua composição o torna um excelente preventivo do desgaste ósseo (osteoporose). As sementes contêm três vezes mais cálcio do que uma medida comparável de leite.
O gergelim, assim como a soja, são considerados os vegetais mais ricos em lecitina, um componente essencial no tecido nervoso que intervém na função das glândulas sexuais e facilita a dissolução das gorduras, evitando que elas se depositem nas artérias (arteriosclerose). O conteúdo protéico do gergelim também é bastante interessante, já que possui proteínas de alto valor biológico, facilitando a absorção desse nutriente no nosso organismo auxiliando na manutenção da saúde.
Óleos extraídos a frio são ótimas fontes de: Gorduras monoinsaturadas, Minerais, Proteínas, Fibras alimentares, Fito químico, Antioxidantes, Vitaminas e Ômegas 3, 6, 7 e 9. Por conter uma grande quantidade de cálcio em sua composição, o gergelim ajuda no controle da massa corporal gorda, agindo não só na lipólise (quebra de gordura), como na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo). O grão também funciona como complemento nutricional para quem sofre sobrecarga física, tem problema de sistema nervoso ou alteração cardiovascular ou em casos de disfunção erétil.
  • Possui altíssimo teor de cálcio  em sua composição. Fortalece os ossos.
  • Fortalece os tendões e os ossos.
  • Tonifica o fígado e os rins.
  • Tonifica o estômago e os intestinos.
  • Refresca o sangue.
  • Tônico geral, principalmente após hemorragias.
  • Combate dores lombares e de joelhos, impotência sexual; reumatismos.
  • Evita a queda e branqueamento precoce dos cabelos.
  • Eficaz no combate ao colesterol indesejado no sangue, contribuindo para manter o sistema cardiovascular saudável.
  • Melhora a elasticidade da pele e  desenvolve forte poder antioxidante nas células.
  • Possui forte poder antioxidante devido à alta concentração de tocoferóis (vitamina E).
  • A presença de cálcio em sua composição o torna um excelente preventivo do desgaste ósseo (osteoporose). As sementes contêm três vezes mais cálcio do que uma medida comparável de leite.
  • Em uso tópico tem alto poder de cicatrização. Oferece proteção para a pele, especialmente na proteção contra os raios solares (uv).
  • Além de, atuar na estimulação do sistema imune, na prevenção de osteoporose e câncer, devido suas grandes quantidades de cálcio e antioxidantes (sesamina).
  • Estudos vem demonstrando também sua eficácia na modulação hormonal em mulheres na menopausa. Isso se da pela presença de lignanas quesão convertidas na microbiota intestinal, em enterolactona e enterodiol que possuem efeito estrogênico.
     
Estes são bons motivos para você fazer uso diário de óleos extraídos a frio em sua dieta. Tente pelo menos um mês e confira que os resultados serão positivos.
Consumindo normalmente não existe contra indicação e faz bem para a saúde.
Gostou do artigo?